(ENEM PPL - 2014)
Leia o texto “Interfaces”
Um dos mais importantes componentes do hipertexto é a sua interface. As interfaces permitem a visualização do conteúdo, determinam o tipo de interação que se estabelece entre as pessoas e a informação, direcionando sua escolha e o acesso ao conteúdo.
O hipertexto retoma e transforma antigas interfaces da escrita (a noção de interface não deve ser limitada às técnicas de comunicação contemporânea). Constitui-se, na verdade, em uma poderosa rede de interfaces que se conectam a partir de princípios básicos e que permitem uma “interação amigável”.
As particularidades do hipertexto virtual, como sua dinamicidade e seus aspectos multimidiáticos, devem- se ao seu suporte ótico, magnético, digital e à sua interface amigável. A influência do hipertexto é tanta, que as representações de tipo cartográfico ganham cada vez mais importância nas tecnologias intelectuais de suporte informático.
Esta influência também é devida ao fato de a memória humana, segundo estudos da psicologia cognitiva, compreender e reter melhor as informações organizadas, especialmente em diagramas e em mapas conceituais manipuláveis. Por isso, imagina-se que o hipertexto deva favorecer o domínio mais rápido e fácil das informações, em contraponto a um audiovisual tradicional, por exemplo.
Disponível em: vsites.unb.br. Acesso em: 1 ago 2012.
O texto informa como as interfaces são reaproveitadas pelo hipertexto virtual, influenciando as tecnologias de informação e comunicação. De acordo com o texto, qual é a finalidade do uso do hipertexto quanto à absorção e manipulação das informações?
Mesclar antigas interfaces com mecanismos virtuais.
Auxiliar os estudos de psicologia cognitiva com base nos hipertextos.
Amparar a pesquisa de mapas e diagramas relacionados à cartografia.
Salientar a importância das tecnologias de informação e comunicação.
Ajudar na apreensão das informações de modo mais eficaz e facilitado.